5 Dicas para Planear uma Viagem de Madeira ao Continente
A Ilha da Madeira é um dos destinos mais cobiçados por portugueses e estrangeiros no verão. Além de praias paradisíacas e paisagens naturais de cair o queixo, há ainda uma série de atrações locais, como a culinária e a Feira dos Lavradores, eventos culturais, e muito mais.
Sem dúvida, é um privilégio morar onde os outros passam as férias, mas é compreensível que quem mora por lá também queira passear pelo continente e ver novos cenários. Quem mora na Madeira e quer passear por cá precisa conferir as cinco dicas abaixo, antes de arrumar as malas.
Por Mar ou Ar
Por óbvio, só há duas formas de sair da Madeira ao continente: voando ou navegando. Para quem tem pressa de chegar, viajar de avião continua sendo a melhor opção: da ilha até o aeroporto de Lisboa, a viagem leva pouco mais de uma hora.
De ferry boat, a aventura é bem mais longa, podendo chegar à 24 horas, desembarcando em Portimão. No entanto, proporciona uma experiência inesquecível de viagem marítima para quem tem esse tempo livre. Comprar os bilhetes antecipadamente ainda é a melhor forma de economizar.
Onde Ficar
Não é preciso gastar uma fortuna para se hospedar no continente durante a alta temporada, já que não faltam hotéis baratos nos principais pontos turísticos. Quem escolher a travessia por ferry boat irá desembarcar direto no Algarve e provavelmente, irá querer um lugar para descansar.

A melhor dica é procurar por hotéis B&B nos motores de busca, para comparar os melhores preços. Fazer as reservas antecipadamente também pode ajudar a economizar aqui, já que a disputa por quartos pode ficar acirradíssima no verão. Se o plano for passar dias em cidades diferentes, é preciso considerar onde ficar nesses lugares.
O Que Levar
Apesar de ser uma viagem dentro do território nacional, é indispensável portar um documento válido de identificação. Tanto para embarcar no avião quanto no ferry boat, os viajantes precisarão apresentar Cartão Cidadão ou passaporte válido para quem for de fora da UE/Schengen.
Os limites de bagagem no ferry boat são consideravelmente maiores, mas quem estiver de carro precisará apresentar também a documentação do veículo. Como a viagem por mar é muito mais longa, é aconselhável levar algo para comer e beber. Com relação às companhias aéreas, o limite de bagagem pode variar bastante, com possibilidade de comprar limite extra, se necessário. Quem estiver planeando ir às compras também deve considerar este espaço na bagagem.
Questões Logísticas
Quem quiser se prevenir contra surpresas desagradáveis deve evitar o improviso. Chegar ao continente é só a primeira etapa da viagem: é recomendável reservar bilhetes de metro, autocarros e comboios (além de hospedagens) para garantir a previsibilidade do passeio. Alugar um carro pode ser uma excelente opção para quem quiser viajar com mais autonomia.
Regra de Ouro
Deixar a compra de bilhetes ou reservas de hospedagem para a última hora é sempre uma péssima ideia, já que os preços dispararam em cima da hora. O mesmo vale para aluguel de veículos: o preço aumenta de acordo com a demanda, podendo até mesmo não haver carros disponíveis na alta temporada. Por isso, é fundamental que estas questões sejam planeadas com bastante antecedência, garantindo os melhores preços e o sossego da viagem.
Imagens de https://pixabay.com